CDU realiza marcha em Lisboa

Contra as privatizações <br>nos transportes

Hoje, às 18.30 horas, tem lugar uma marcha contra as pri­va­ti­za­ções nos trans­portes, entre o Largo do Chiado e a Es­tação da CP do Rossio, em Lisboa. A CDU as­sume o com­pro­misso de fazer re­verter para o con­trolo pú­blico as em­presas de trans­portes pri­va­ti­zadas.

Romper com o ca­minho que tem sido im­posto pelo PS, PSD e CDS

Image 18458

A acção é pro­mo­vida pela CDU, força po­lí­tica que re­clama po­lí­ticas ur­gentes no sector dos trans­portes «apos­tadas no re­forço da qua­li­dade e fi­a­bi­li­dade da oferta, na re­dução dos preços pagos pelos utentes» e que apostem «na va­lo­ri­zação dos tra­ba­lha­dores».

«Os ga­nhos de um sis­tema de trans­portes pú­blicos não se medem nos ba­lan­cetes», mas sim «na ri­queza criada para o País, no nú­mero de pes­soas que passa do trans­porte in­di­vi­dual para o co­lec­tivo, nos ga­nhos am­bi­en­tais e ener­gé­ticos, no au­mento da qua­li­dade de vida dos ci­da­dãos e num es­paço ur­bano mais ra­ci­onal», lê-se no do­cu­mento da Co­li­gação PCP-PEV a apelar à par­ti­ci­pação na marcha, onde se de­fende, por outro lado, o de­sen­vol­vi­mento do apa­relho pro­du­tivo, «uma pri­o­ri­dade para que em Por­tugal se pro­duza e dis­tribua ri­queza, em vez de mais ricos à custa do em­po­bre­ci­mento geral».

Para que tal acon­teça, a CDU afirma que é «pre­ciso romper de­ci­di­da­mente com o ca­minho que tem sido im­posto pelo PS, PSD e CDS». «É pre­ciso romper com o bloco cen­tral, que tem, al­ter­na­da­mente, im­posto um ca­minho de pro­gres­siva pri­va­ti­zação dos sec­tores es­tra­té­gicos e do apa­relho pro­du­tivo», acentua a CDU, que as­sume o com­pro­misso de apre­sentar na As­sem­bleia da Re­pú­blica «pro­postas no sen­tido de fazer re­verter para o con­trolo pú­blico as em­presas de trans­portes pri­va­ti­zadas».


O País não aguenta nem mais uma PPP!

No do­cu­mento dis­tri­buído pela CDU, es­cla­rece-se que as par­ce­rias pú­blico-pri­vadas (PPP) ficam mais caras para o Es­tado. A tí­tulo de exemplo re­fere-se que o Grupo Avanza, que venceu o pro­cesso de sub­con­cessão do Me­tro­po­li­tano de Lisboa e da Carris, vai re­ceber em oito anos 1065 mi­lhões de euros.

Também os utentes saem pre­ju­di­cados com as PPP. Na CP, o custo de um bi­lhete sim­ples para o per­curso Cas­cais-Cais do Sodré é de 2,15 euros e a as­si­na­tura 47,75 euros. Na Fer­tagus, num per­curso se­me­lhante, entre Coina e En­tre­campos, o bi­lhete custa 3,20 euros e a as­si­na­tura 80,20 euros.

Como afirma a Co­li­gação PCP-PEV, as pri­va­ti­za­ções só são boas para quem compra as em­presas. O preço pelo qual o Go­verno «ofe­receu» a TAP foi de 10 mi­lhões, quando o preço de cada um dos 14 aviões A330 é de 220 mi­lhões de euros. A TAP tem ainda quatro A340, 21 A319, 19 A320 e três A321. 


So­li­da­ri­e­dade com o povo grego

Pe­rante o ina­cei­tável pro­cesso de in­ge­rência e chan­tagem da União Eu­ro­peia e do FMI contra o povo grego e as suas op­ções, a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP vai pro­mover um acto de so­li­da­ri­e­dade com o povo grego na marcha contra as pri­va­ti­za­ções dos trans­portes.

«Con­de­namos a ina­cei­tável pos­tura de ali­nha­mento do Go­verno PSD/​CDS e do Pre­si­dente da Re­pú­blica no pro­cesso de pressão contra o povo grego», afirmam os co­mu­nistas de Lisboa.

Esta ini­ci­a­tiva conta com a par­ti­ci­pação de Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral do PCP, e de João Fer­reira, do Co­mité Cen­tral do PCP, de­pu­tado no Par­la­mento Eu­ropeu e ve­re­ador na Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa.




Mais artigos de: Nacional

Força de Abril

«É tempo de al­terar a cor­re­lação de forças na As­sem­bleia da Re­pú­blica e, com mais votos e mais de­pu­tados da CDU, dar não só mais vida às pro­postas que farão o País andar para a frente, para as­se­gurar mais jus­tiça so­cial, mas pesar na cons­trução de uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda e na cons­ti­tuição de um go­verno que a con­cre­tize», afirmou, quinta-feira, o Se­cre­tário-geral do PCP, na pri­meira sessão pú­blica da can­di­da­tura da Co­li­gação PCP-PEV pelo cír­culo elei­toral de Lisboa.

Os trabalhadores<br>podem decidir

Cerca de 550 «tra­ba­lha­dores eleitos por tra­ba­lha­dores para os re­pre­sentar e di­rigir as suas or­ga­ni­za­ções de classe», como os de­finiu Je­ró­nimo de Sousa, par­ti­ci­param, sá­bado, 27, no Seixal, num al­moço de apoio à Co­li­gação PCP-PEV.

Gente de confiança

Os pri­meiros can­di­datos da CDU à As­sem­bleia da Re­pú­blica nos cír­culos elei­to­rais de Leiria, Viseu, Ma­deira, Viana do Cas­telo e San­tarém foram di­vul­gados ontem. Os can­di­datos da co­li­gação entre o PCP, o Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» e a In­ter­venção De­mo­crá­tica são gente que não vira a cara à luta, com­pro­me­tida com a de­fesa do País, dos tra­ba­lha­dores e do povo.

Soluções concretas

Mais de duas cen­tenas de pes­soas en­cheram o Café Con­certo do Ri­voli para as­sistir à sessão pú­blica da CDU, onde, com a par­ti­ci­pação do Se­cre­tário-geral do PCP, foi apre­sen­tado o pri­meiro can­di­dato do dis­trito do Porto às pró­ximas elei­ções le­gis­la­tivas.

Mais força à CDU <br>no distrito de Beja

É pre­ciso dar mais força à CDU também no dis­trito de Beja, nas elei­ções para a As­sem­bleia da Re­pú­blica, no Ou­tono. Elei­ções im­por­tantes na luta pela rup­tura com a po­lí­tica de di­reita e pela con­cre­ti­zação de uma vi­ragem na vida na­ci­onal.

O voto que faz a diferença

Os claustros do Museu Municipal de Faro receberam centenas de activistas da CDU na sessão pública que contou com intervenções de Paulo Sá, deputado e 1.º candidato à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro e de...

Confiança em todo o País

Os primeiros candidatos da Coligação PCP-PEV às eleições legislativas pelos círculos eleitorais de Bragança, Guarda e Açores, respectivamente Jorge Humberto Fernandes, Luís Miguel da Silva Simões Luís e Aníbal Pires, foram apresentados...

Defender o povo de Vila Real

Na sexta-feira, 26, na primeira sessão pública da candidatura da CDU pelo círculo eleitoral de Vila Real, Júlia Violante, cabeça de lista, referiu que os candidatos e eleitos da Coligação PCP-PEV «assumem-se com uma só cara – seja no distrito,...

Sapadores denunciam problemas

No âmbito da acção da CDU «Soluções para um Portugal com futuro», Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da República, acompanhada por membros da célula do PCP no município de Lisboa, contactou no dia 22, com os...

Apoiamos a CDU

Ana Abel – médica, dirigente da Ordem dos Médicos da Cidade de Lisboa Arménio Carlos – secretário-geral da CGTP-IN Carlos Ramos – presidente da Federação Portuguesa de...

JCP contra precariedade

Na quinta-feira, 25, a JCP realizou uma acção nacional em defesa do trabalho com direitos. Esta iniciativa aconteceu no dia em que o PCP apresentou na Assembleia da República dois projectos de lei sobre o combate à precariedade e de reforço da...

Produtores na miséria

A Comissão de Luta dos Produtores de Leite e Carne do Distrito de Aveiro realizou na sexta-feira uma marcha de tractores entre Válega e Aveiro. O protesto, em defesa das explorações de leite e carne e por melhores preços à produção,...

Autarcas e STAL <br>contra fusões

O STAL e os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML) realizaram anteontem, 30 de Junho, diversas acções de protesto contra a fusão num pequeno grupo de «mega-empresas» das actuais 19 empresas multimunicipais de abastecimento de água, detidas pela Águas de...

Respeitar a Lei da IVG

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) marcou para hoje, quinta-feira, às 17 horas, uma concentração frente à Assembleia da República (AR) em defesa da Lei da IVG. A acção acontece depois de a AR ter agendado para o último dia...